top of page
praça.jpg

A ASSOCIAÇÃO DE CARIDADE SANTA RITA DE CASSIA,

Instituição mantedora do Lar Santa Rita de Cassia, deu início em suas atividades no ano de 1928, formada pela união de membros da igreja Católica sensibilizados com a realidade da população pobre daquela época, e inspirando se nos exemplos deixados por Santa Rita de Cassia e a Ordem Agostina, criaram na Cidade de Ribeirão Preto o chamado Roupeiro de Santa Rita, onde se reuniam durante a semana para a confecção de roupas para os mais carentes. Mais tarde, ampliou se o programa de atendimento com a distribuição de alimentos e remédios.

A distribuição de roupas e de agasalhos era feita no Natal e no inverno, servindo se das salas e do pátio da igreja de São Jose.

No ano de 1957 o Roupeiro de Santa Rita de Cassia tornou- se pessoa jurídica, passando se a ser reconhecido como Associação de Caridade Santa Rita de Cassia, entidade filantrópica sem fins lucrativos, tendo alugado uma garagem na Rua Marcondes Salgado com sede provisória, onde era distribuído alimentos semanalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social do município.

Ao final de 1969 os membros da Diretoria da Associação tiveram a ideia de ampliar novamente os atendimentos, construindo então uma instituição de longa permanência para idosos em situação de vulnerabilidade e risco social, vítimas de abandono, violência, negligencia e em situação de rua.

Foram realizadas diversas campanhas de caridade para a arrecadação de recursos financeiros contando com a ajuda de toda a imprensa local e comunidade, o recurso arrecado foi destinado para a compra de lotes (terrenos) e construção do Lar Santa Rita de Cassia no Bairro Jardim Irajá no município de Ribeirão Preto. No dia primeiro de julho de 1971 o primeiro bloco da construção já estava pronto e posteriormente foram construídos mais dois blocos com a ajuda e contribuição da população e comunidade. Assim foi possível inaugurar o Lar Santa Rita de Cassia. 

Hoje a estrutura física da entidade é composta por 28 dormitórios individuais, cozinha industrial, refeitório, salão de festas, jardim, sala de enfermagem, sala de fisioterapia, sala de serviço social, sala de terapia ocupacional, sala de administração, lavanderia e deposito.

Possui um cronograma de atividades composto por assistência à saúde, assistência social, assegurando a todos os acolhidos a garantia de direitos e benefícios, inclusão social, fortalecimento de vínculos familiares, proteção social de alta complexidade.

A entidade é certifica e reconhecida pelos conselhos; conselho municipal da assistência social e conselho municipal do idoso.

O Lar Santa Rita de Cássia, oferece o acolhimento institucional para idosos carentes, residentes na cidade Ribeirão Preto, que viviam   em situação de vulnerabilidade social com vínculos familiares rompidos e fragilizados, proporcionando para esses idosos, moradia digna, com acomodações adaptadas e higienizadas de acordo com suas necessidades, cuidados a saúde, alimentação variada e nutritiva, com  sessões de fisioterapia semanais, atividades recreativas, passeios, realização de confraternizações em todas as datas comemorativas, oficinas da memória com  atividades lúdicas, jogos educativos e bingos.

Atualmente a Sra., Esmeralda Gallo de Oliveira é a presidente da Associação de Caridade Santa Rita de Cassia, onde realiza o seu trabalho voluntariamente assim como toda a diretoria para dar continuidade no atendimento de acolhimento institucional para idosos carentes do município, proporcionando para essas pessoas qualidade de vida necessários para um envelhecimento saudável e feliz.

 

Parcerias:

conselho municipal do idoso.png
image.png
CMAS.png
image.png
image.png
Mais informações:
Location Mark_edited.png

Visite

Dr. João Gomes da Rocha, 509  Jardim Irajá - Ribeirão Preto

_edited.png

Ligue

Tel e WhatsApp:

(16) 3623-4828

Tel: (16) 36202598

Nossas redes sociais:
  • Facebook
  • Instagram

Reconhecida de Utilidade Pública Municipal nº 666, em 03/03/58. 

Inscrito no Conselho Nacional de Assistência Social sob nº 223053/68, em 29/03/71

Reconhecida Serviço Social do Estado sob nº 807, em 07/08/57.

Reconhecida de Utilidade Pública Federal  Dec. nº 88.747, de 26/09/83

CEBAS 235874.0024561/2023 - Portaria MDS nº 49/2023

Certificado de Fins Filantrópicos nº 240.640, em 14/07/71

bottom of page